1ª Competitiva de Games do Rio Indie Games

Estes são os 12 jogos selecionados que serão disputados nos dias 26 e 27 de novembro, no Imperator. O vencedor vai levar R$3000,00 + troféu. O 2o lugar ganha R$1000,00 + medalha e o terceiro R$500,00 + medalha. Boa sorte a todos os realizadores.!

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INSCRIÇÕES ENCERRADAS

1ª Competitiva de Games do Rio Indie Games Regulamento
1. Organização: ​a Competitiva de Games da 1ª edição do festival “Rio Indie Games” será organizado pelo Cinema Nosso em parceria com a Jabuti Filmes. 1.1. A Competitiva de Games é um concurso cultural que premiará o melhor jogo dentre os avaliados em duas etapas, sendo a primeira pelo júri especializado que selecionará até 12 games a participarem da mostra de games da competitiva​. Estes selecionados, estarão disponíveis ao público em totens nos dois últimos dias do evento. Assim, o público poderá jogar cada um dos games e participar da votação, que irá revelar o game vencedor. É uma vitrine para que jovens criadores independentes possam apresentar seus jogos e ter a oportunidade de se projetar no mercado. 2. Local e Data: ​a Competitiva de Games da 1ª edição do festival “Rio Indie Games” será realizada nos dias 26 e 27 de novembro de 2016, no Centro Cultural João Nogueira (Imperator)​, Méier - Rio de Janeiro, RJ - Brasil. 3. Regulamento: ​cada participante da Competitiva concorda com os termos destas regras oficiais e com as decisões tomadas pelos organizadores e pelos avaliadores. Apenas os jogos considerados independentes estarão elegíveis a participar desta Competitiva. 4. Categorias: ​os jogos deverão ser submetidos em uma das categorias listadas a seguir, mas estarão competindo pela mesma premiação, independente de sua categoria. Esta categorização é uma forma de identificar as necessidades de ambiente para apresentação do mesmo no local da Competitiva. Para participar do evento, o jogo deverá ter sido publicado nos anos de 2015 e/ou 2016, mesmo em versão beta, ou estar em processo de produção/experimentação; 4.1. PC/Web: voltada a jogos executados em computadores pessoais, demandando ou não algum tipo de instalação adicional, e jogos acessíveis via navegador web; 4.2. Mobile: voltada a jogos para tablets, smartphones e dispositivos portáteis; página 1 rioindiegames.com.br 4.3. Outras Plataformas: voltada aos jogos que não se enquadram nos casos anteriores. Neste caso, se necessário, o participante deverá fornecer condições de hardware e software para que seu jogo seja analisado pelos juízes e exibido na mostra. Jogos analógicos (de tabuleiro) não serão aceitos. 5. Submissão: ​para participar o candidato deve estar elegível conforme as regras oficiais e submeter todos os seguintes materiais até as 23:59 de 31 de outubro de 2016, através do link disponível no site:
http://rioindiegames.com.br/competitiva
6. Inscrição: ​o participante também deverá garantir que um representante do jogo participe do evento nos dias citados anteriormente, preenchendo assim todos os campos obrigatórios da ficha de inscrição on-line que se encontra disponível no site: http://rioindiegames.com.br/inscricao e encaminhar os s ​ eguintes dados do jogo: 6.1. Um arquivo no formato nome_do_jogo.zip, cujo conteúdo deve conter: • Diretório nome_do_jogo, contendo os arquivos do jogo, inclusive todas bibliotecas necessárias para sua execução. • Arquivo LEIAME.TXT, contendo instruções de instalação e de como jogar, indicando claramente os controles do jogo. • Diretório IMG, contendo três screenshots do jogo que demonstrem suas principais funcionalidades. Os arquivos devem estar no formato PNG nomeados da seguinte forma: nome_do_jogo1.png, nome_do_jogo2.png e nome_do_jogo3.png. As imagens serão usadas na divulgação do concurso e devem ser de alta resolução (resolução máxima do jogo). • Arquivo VIDEO.TXT, contendo o endereço eletrônico para dois vídeos no YouTube, Vimeo ou site similar de streaming de vídeos. Estes vídeos deve ter duração de 1 a 3 minutos ilustrando a interação, a jogabilidade e principais características do jogo (destinado a ajudar na avaliação pelos juízes do evento) e um vídeo de até 30 segundos com ênfase na publicidade do jogo (voltado aos jogadores). Estes vídeos poderão ser disponibilizado publicamente no site do concurso. Para facilitar a indexação dos vídeos, associe a tag #RioIndieGames na descrição dos vídeos. 6.2. Ficha de Inscrição:​A ficha de inscrição contém pelo menos as seguintes informações obrigatórias: • Nome do jogo; • Nome completo do responsável pela submissão; • E-mail do responsável pela submissão; • CPF do responsável; • Status do jogo (Jogo Completo, Jogo em Produção/Experimental); • Categoria (PC/Web, Mobile, Outras plataformas); • Indicação se o jogo produzido apenas por estudantes, indicando se teve um professor orientador (que não impacta o status de autoria dos estudantes); • Enumerar se o jogo é originário de algum evento, como por exemplo uma Game Jam; • Listar todos os financiamentos recebidos durante o desenvolvimento; • Nome de todos os autores; • Nome dos que participaram diretamente na produção – todos devem estar nos créditos do jogo. • Descrição breve do jogo (1 parágrafo de no máximo 1000 caracteres); • Declaração de que todo conteúdo submetido é original e não viola nenhum direito autoral. Modelo disponível no site http://rioindiegames.com.br/competitiva;​ • Declaração de que o jogo foi concebido de forma independente, sem nenhuma encomenda de qualquer natureza. 6.3.Inscrição na Categoria Outras Plataformas: O participante deverá colaborar com os organizadores do ​ concurso para viabilizar o teste de seu jogo pelos juízes do concurso. Reserva-se o direito de recusar jogo que não possam ser testados ou que sua viabilização seja incompatível com a estrutura do evento. 7. Restrições: 7.1. Pessoas com idade inferior a 15 anos somente poderão participar acompanhados dos responsáveis legais. 7.2. Ser criado de forma independente: os avaliadores irão acreditar que o jogo foi criado com a filosofia independente, criado por um indivíduo ou grupo de pessoas de forma independente e sem nenhum tipo de encomenda de um cliente. 7.3. Ter arte própria ou deter direitos de uso: Todos os assets (sprites, tilesets, modelos 3D, sons, músicas) deverão ser criados pelo participante e serão desclassificadas qualquer submissão que utilize assets sem autorização de outros jogos ou quaisquer audiovisuais. Arte comprada (ou obtida em repositórios livres) deverá respeitar os direitos de uso e estes direitos de uso deverão estar listados de maneira clara para a comissão julgadora dos jogos. Todos os recursos utilizados deverão indicar também a sua origem. 7.4. Usar de tecnologia de terceiros: pode ser usada qualquer tecnologia desde que o participante tenha os direitos de uso (licença) da tecnologia. 7.5. Ter os direitos de uso: antes de submeter o jogo o participante deve ter uma permissão escrita de todas as pessoas que tem direitos sobre o jogo submetido. 7.6. Não atualizar a submissão: não serão permitidas quaisquer atualizações dos jogos, uma vez submetidos. 7.7. Estar no estágio de desenvolvimento coerente com a categoria e o status: Dependendo do status (completo/em produção), todos os jogos submetidos devem estar pelo menos em um estágio beta, ou seja, com as principais funcionalidades implementadas, demonstrando a experiência de jogo por completo. 7.8. Executar corretamente na plataforma submetida: Os jogos submetidos deverão executar na plataforma indicada durante a submissão; 8. Desclassificação:​ a qualquer momento, sendo identificado que o jogo não cumpre as regras da Competitiva, o mesmo poderá ser desclassificado. 8.1. Ao submeter o jogo, a equipe fica responsável para que não ocorra nenhuma violação dos direitos autorais. 8.2. Durante o evento deverá comparecer no mínimo um membro da equipe do jogo, que deve estar inscrito no evento até o dia 18 de novembro de 2016,​ para demonstrá-lo publicamente em horário a ser combinado e para receber premiação em caso de vitória. Este integrante contará com apoio dos organizadores do evento, mas deve estar disposto a interagir com o público nos totens da Competitiva. 8.3. Excepcionalmente, caso nenhum membro possa estar presente, um representante relacionado ao projeto dentre os participantes inscritos no evento ​deve ser indicado previamente aos organizadores, para este que possa apresentar o jogo e receber o prêmio durante o evento. 8.4. Outro caso de desclassificação é se o jogo for submetido por integrante que faz parte da equipe de avaliação do Festival ou pelo comitê de organização do Festival. 9. Avaliação: ​a avaliação para seleção dos 12 jogos finalistas será realizada por meio de notas de 0 à 10 atribuídas por cada membro do comitê a cada um dos 5 itens listados a seguir. O somatório, sem atribuição de pesos, será o limitador para seleção. 9.1. Os membros do comitê irão analisar os jogos submetidos e atribuir as notas para cada um dos itens listados abaixo: • Tecnologia:​ aspectos computacionais incluindo a inovação tecnológica; • Arte:​ inovação e qualidade dos recursos visuais incluindo arte 2D, arte 3D e a arte destinada para interface gráfica; • Som: ​inovação e qualidade dos efeitos sonoros e trilha sonora; • Game Design:​ qualidade e execução do jogo, incluindo projeto da mecânica de jogo, construção de fases, desafio, fator diversão e balanceamento; • Overall:​ conjunto da obra, coerência entre os recursos tecnológicos, sonoros, game design e visuais, qualidade do jogo como um todo. 9.2. Os avaliadores poderão não aceitar um jogo, seja porque ele não funciona plenamente, por questões morais ou de violação dos direitos autorais. Em sendo necessário, o avaliador deverá enviar para comissão organizadora um parecer explicando o motivo da recusa. O avaliador também não poderá fazer parte de equipe que submeteu o jogo ao Festival. 9.3. Após esta primeira avaliação feita pelo juri da Competitiva, a lista dos 12 jogos finalistas será publicada no site do evento e os autores serão notificados por e-mail até às 23:59 do dia 11 de novembro de 2016. Caso o ​ número de jogos classificados não alcance o total de 12 jogos, não será executada um novo processo de seleção, mantendo assim a Competitiva com menos de 12 jogos finalistas. 9.4. Os jogos finalistas serão os 12 com a pontuação final mais alta. 10. Premiação: ​O jogo que tiver a maior quantidade de votos registrados durante o evento será considerado vitorioso, recebendo como prêmio oficial da Competitiva troféu e certificado digital. Os demais finalistas receberão certificado de participação da competitiva. 11. Divulgação do Vencedor​: o vencedor do Festival de Jogos será anunciado durante o evento e o jogo será disponibilizado no website do evento.
FAQ
Meu jogo foi desenvolvido exclusivamente para iPhone, como submetê-lo? Se o jogo já estiver disponível *gratuitamente* na Apple Store, basta incluir o link para ele, se este não for gratuito, basta nos enviar 3 códigos promocionais para download do game. Caso contrário, submeta todas as demais informações e arquivos requisitados e, caso aprovado em uma avaliação preliminar, você receberá os UIDs dos avaliadores para gerar um builds específicos. Os arquivos foram criados por membros da equipe, é preciso que eles escrevam arquivos de licença também? É preciso deixar claro quais recursos foram criados pela equipe e quais são de origem externa, inclusive se os recursos externos estão sendo utilizados de maneira legal. O nome do criador (ou site de origem) e licença são suficientes. Devidos créditos descritos na tela de créditos do game. Quais os recursos disponíveis durante o Festival? Computadores para os jogos da categoria PC/Web, smartphones para a categoria mobile e outros recursos que possam ser necessários para a categoria Outras plataformas. Ao submeter um jogo é necessário estar presente no evento para apresentá-lo? Sim, pelo menos um membro da equipe do jogo deve estar inscrito no evento e presente para demonstrá-lo publicamente. Há necessidade de comprovar a “independência” do jogo com documentos? Basta listar os recursos externos livres ou comprados e utilizados na criação do jogo, deixando clara a sua fonte e licença envolvida. A versão para avaliação deve ser a mesma que a disponível para o público geral? Por exemplo, disponibilizar de início todas as fases/níveis do jogo (ao invés de ser preciso evoluir no jogo para acessar as demais fases/níveis). Uma versão diferente certamente proporciona uma avaliação mais completa. Mas não esqueça de deixar claro a inscrição que existe a versão “normal” que é diferente da versão submetida. A integração do jogo com outros sistemas seria avaliada? Por exemplo, existência de fóruns de discussão, ranking de usuários registrados, parcerias com empresas, etc. Não. O escopo da avaliação está restrito ao jogo. Se essa integração for essencial para o gameplay, deixe esta informação muito clara na submissão. Alguém que faz parte da comissão de avaliação dos jogos pode submeter um jogo a Competitiva? Não. Neste caso, o jogo será automaticamente desclassificado da Competitiva. Nenhum dos juízes (ou a equipe) pode submeter jogo ou fazer parte da equipe de desenvolvimento de um jogo. Minha faculdade está obrigando apresentar o jogo em uma evento para que eu possa me formar. Posso apresentá-lo? Não. A idéia do Festival é celebrar a produção independente e valorizar o trabalho dos desenvolvedores. A apresentação é voluntária e deve ser uma iniciativa dos desenvolvedores. Meu jogo já foi publicado. Posso enviá-lo? Sim. Não há impedimento nenhum em enviar o jogo, se ele segue as regras de submissão. Meu jogo é um advergame, posso enviá-lo? Não. O evento não aceita jogos gerados a partir de uma encomenda. Meu jogo recebeu aporte financeiro. É considerado independente? Depende. Seu jogo é uma encomenda? Não pode participar do Festival. Caso contrário, se o jogo surgiu de uma iniciativa autoral dos desenvolvedores e o estes mantém o controle das decisões relacionadas ao jogo, pode participar da Competitiva. Como informo os financiamentos recebidos por meu jogo e suas contrapartidas? Há um campo específico para isto no formulário de submissão. Relate o que puder, dentro é claro, dos limites da possível confidencialidade. A comissão confia no bom senso e no relato dos desenvolvedores, mas reserva-se no direito de desclassificar um jogo se descobrir que não está adequado segundo a definição de jogos independentes utilizada pela Competitiva. Posso enviar mais de um jogo? Sim. Completamente permitido, mande quantos jogos quiser, faça uma submissão por jogo. Desenvolvi um jogo de tabuleiro. Posso enviar meu jogo a Competitiva? Não. Não serão aceitos jogos analógicos. Desenvolvi um jogo para console ou para um dispositivo de interação diferente do tradicional (Ouya, Leap Motion, Kinect, Arduino, Raspberry Pi, etc). Posso enviar para a Competitiva? Sim. Envie para a categoria “Outras Plataformas”, a qual terá uma avaliação individual de cada item e que o autor, se selecionado, poderá ser solicitado a fornecer as condições para que seu jogo seja jogado e, principalmente, exposto durante a mostra. Na inscrição, forneça os vídeos solicitados (30 segundos e 3 minutos), demonstrando claramente a jogabilidade. Desenvolvi um LARP, RPG, e-sport, etc. É elegível? Sim. Envie para a categoria “Outras Plataformas”, a qual terá uma avaliação individual de cada item e que o autor, se selecionado, poderá ser solicitado a fornecer as condições para que seu jogo seja jogado e, principalmente, exposto durante a mostra. Na inscrição, forneça os vídeos solicitados (30 segundos e 3 minutos), demonstrando claramente a jogabilidade. Coloque claramente as regras completas do jogo e exemplo de pessoas interagindo no seu jogo. No caso de LARPs você será completamente responsável por organizar a logística da demonstração e acompanhamento de seu jogo e deverá combinar com a comissão previamente em relação à viabilidade desta demonstração. Meu jogo possui DRM (por exemplo, está disponível no Steam), ou seja, não posso gerar um executável ou instalador sem ferir sua licença. Como fazer? De alguma maneira os juízes devem conseguir jogar seu jogo. No caso do Steam existe a opção de geração de uma chave promocional ou presentes. Recomendamos que você informe algumas chaves promocionais (pelo menos 3) para uso exclusivo dos avaliadores. Se aprovado para a mostra, verificamos cada caso. Meu jogo é para Facebook ou web e exige a conexão com a Internet para que seja jogado. Posso mandar? Em relação aos jogos exclusivamente para web que não exijam a interação multijogador, recomendamos a geração de uma versão que permita o download. Se não for possível, apenas envie o link para seu jogo. Jogos para Facebook, que exigem a interação entre os usuários do jogo partem do mesmo princípio. Caso seu jogo seja aprovado para a mostra a comissão terá um cuidado especial para viabilizar a interação com seu jogo e a estrutura de Internet. Você deverá, porém, fornecer os “usuários-teste” que vão interagir com seu jogo. O Festival só permite jogos brasileiros? Tenho um parceiro externo ou sou uma equipe de fora. O festival é aberto a qualquer tipo de time / indivíduo: brasileiros, equipes mistas, estrangeiros. Atente apenas ao fato que um membro da equipe ou representante deve estar presente no festival para a apresentação de seu jogo. Há algum limite para o tamanho do jogo enviado? Onde posso hospedar o link para meu jogo? A responsabilidade pela hospedagem do arquivo do jogo é do submissor. Sugerimos alguma estratégia simples para disponibilização do download como Dropbox, Google Drive ou hospedagem em website próprio. Evite sites de compartilhamento de exijam captchas complexos. Enviei meu jogo, e se meu arquivo não conseguir ser aberto / executado? Vamos verificar cada arquivo nas primeiras semanas após a submissão e entraremos em contato uma vez caso exista algum problema. Se preferir, dê mais de uma opção de download, confira com atenção os arquivos de seu jogo. Como garantir que os juízes vão interagir corretamente com meu jogo? Segundo as regras, você deve fornecer um arquivo de explicações / leia-me. Recomendamos também que disponibilize um passo-a-passo (walkthrough) e teclas de atalho que permitam que se pule fases, cut-scenes, etc. Ou mesmo alguma funcionalidade que forneça dicas e vidas infinitas. Facilite o trabalho do juiz e deixe claro até onde você gostaria que ele chegasse no jogo.
Para mais informações e esclarecimento de qualquer dúvida entre em contato por e-mail contato@rioindiegames.com.br